22/08/2021

 

Em Um Bairro de Nova York: Sonhos, Comunidade e Esperança

 

Título Original: In The Heights
Título no Brasil: Em Um Bairro de Nova York
Diretor: Jon M. Chu
Roteiro: Quiara Alegría Hudes


Em Um Bairro de Nova York, somos apresentados a Usnavi numa bela praia cheia de palmeiras, um lindo sol na República Dominicana contando uma história para um grupo de crianças. O lugar que ele escolheu para juntar essas crianças é um bar chamado El Sueñito, Pequeno Sonho, é a história que as crianças estão ansiosas para ouvir.

É assim que voltamos para Nova York, num bairro chamado Washington Heights perto do rio Hudson num calor sufocante. Com a promessa de uma vida melhor, muitos latinos se mudaram para os Estados Unidos e assim nasceram bairros com pequenos a grandes negócios. É assim com Usnavi que o pai já faleceu e deixou para ele uma loja na qual ele cuida com seu primo Sonny, vendendo o café com leite muito procurado por ali entre outros itens básicos dessas lojas comuns de  bairro.

Usnavi sente falta da República Dominicana, o lar que teve com seu pai e tem como maior sonho voltar para lá, mas sente seu coração dividido entre as lembranças da época mais feliz da sua vida e as pessoas que aprendeu amar em Nova York.

Vários personagens tem destaque durante a narrativa, mesmo Usnavi sendo o narrador e protagonista, ele divide sua história com mais três pessoas: Vanessa, Nina e Benny

Vanessa é uma mulher esforçada que trabalha num salão de beleza, mas o grande sonho é mudar para o centro da cidade e se tornar estilista. Ela parece ter uma queda por Usnavi, mas não admite. Já Usnavi é completamente apaixonado por ela, mas perde todas as habilidades sociais quando está perto dela.

Nina é o orgulho do bairro. Sempre estudiosa, conseguiu ir estudar em Stanford e todos trazem uma grande expectativa sobre ela conseguir uma vida melhor, principalmente seu pai que não poupou em fazer contas para dar o melhor estudo para filha. Só que Nina não está tão certa quanto ao seu lugar na  faculdade não só por sentir falta da sua comunidade e do senso de pertencimento, mas sobre situações que passa a enfrentar quando está lá.

Por último conhecemos Benny, ele trabalha numa empresa de táxi de aluguel que pertence ao pai de Nina e também é seu ex-namorado. Com a volta de Nina para o bairro, seu coração fica balançado.

Desde o começo do filme sabemos que falta apenas alguns dias para um apagão. Antes deles conhecemos os personagens e depois dele o filme tem tempo para trabalhar as complicações e consequências disso para essa comunidade já com muitas dificuldades.

Sendo um musical, Em Um Bairro de Nova York, conta sua história inteira em músicas e dança sendo um espetáculo fenomenal. 

Confesso que não sou fã de musicais, alguns conseguem passar, mas não é uma coisa que gosto de assistir e esse filme me puxou em vários momentos para junto de seus personagens e suas histórias. 

República Dominicana, Cuba, México, Porto Rico, o filme é um brinde a cultura a latina, a alegria de seus personagens e ao senso de comunidade. O filme não deixa de explorar as dificuldades, preconceitos e lutas desse povo nos Estados Unidos ao mesmo tempo que celebra suas alegrias, culturas, danças, sonhos e a vontade de vencer.

Um espetáculo com alma exibindo cores e cultura em forma de música, dança, histórias. Vida.



Vanessa de Oliveira
Instagram: @nessagsr

9 comentários:

  1. Olá!
    Também não sou fã de musicais rs, já gostei muito em outra época da minha vida rs
    Mas, achei bacana trazer aqui, bom também que engloba vários assuntos e isso é importante.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Van,
    Confesso que também não sou muito fã de musicais, mas esse filme me chamou bastante atenção justamente por que celebra a cultura latina sem deixar de mostrar também as dificuldades. Quando possível vou conferir o filme.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gostei desse filme, gosto de filmes que tem bastante música.
    Gostei do elenco latino e da diversidade que a história mostra e da amizade que os transformaram em família.

    https://www.youtube.m/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo um musical hahahaha! Já quero assistir esse !
    Adorei!
    Beijos
    Taty
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa.
    Eu sempre vejo você pedindo para votar nos filmes e séries lá no Instagram mas nunca voto porque nunca conheço nenhum hehe. E musical é um gênero que não gosto, por isso acredito que não assistiria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sou muito fã de musicais, mas de vez em quando assisto algum. Gostei da premissa desse, especialmente pelas referências latinas. Vou conferir depois também. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,
    Eu sou apaixonada pela cultura latina, principalmente, do México, eu amo as novelas e todo o dramalhão deles! Vou procurar para ver sim!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie Van!

    Eu não conhecia esse filme, mas adoro quando um filme aborda várias culturas e traz lições importantes acho tão valioso!
    Quero ver já rsrss

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir