07/03/2021

 

WandaVision: Esperança, dor, luto e o nascimento da Feiticeira Escarlate (COM SPOILERS)



Mas o que parecia um passeio divertido no começo, se tornou um pouco mais sério que isso conforme a história avança. Nos aprofundamos na história de Wanda Maximoff e sua dor, seu luto. A Marvel trabalhou Wanda como um mulher ferida que perdeu seu irmão nos primeiros filmes e com medo de seus poderes e embora a relação de Wanda e Visão teve poucos momentos nos filmes, Visão sempre viu Wanda além de seus poderes e esteve ao seu lado.

O que acontece com alguém que perde tudo? O que acontece com alguém que perde tudo e não tem controle de seus poderes?

Quando os pais de Wanda morreram, seu irmão estava ao seu lado para lhe ajudar ficar longe das sombras e com os pés no chão. Quando seu irmão morreu, Visão se tornou a parte calma e ajudou a manter Wanda longe da escuridão, mas quando Visão morre não há ninguém para ela. Os  Vingadores foram uma equipe durante um tempo, mas não amigos, Wanda não fez amigos durante a vida, sua base foram seu irmão e Visão. E ela perdeu os dois.

Não há ninguém. Da sua tristeza, dor e luto, o caos nasceu cheio de desespero e sofrimento mascarado em memórias e desejo de um futuro que ela não alcançou.

Wanda desolada pela dor com a morte de Visão e sem controle de seus poderes, criou um faz-de-conta na qual eles tiveram uma vida feliz juntos, criaram filhos com poderes, com o tipo de lugar que ela sonhava viver quando criança. Seu desejo pelo seu final feliz não é o suficiente para viver essa fantasia e sem controle de seus poderes, ela consegue parte de sua felicidade, mas também consegue gerar dor.

Depois de vários empasses com Agatha e viver em negação, Wanda finalmente abraça sua identidade de Feiticeira Escarlate, ao mesmo tempo que aceita a responsabilidade pelo dano que causou as pessoas, sabendo que abriu mão da família (mesmo que fantasiosa) que criou.

Nada mais emocionante que seu diálogo colocando os filhos para dormir e seu diálogo com Visão. O amor da sua vida, uma parte esperançosa do seu caos, um pedaço que ela carregará para sempre.

A série não teria destaque sem a atuação de Elizabeth Olsen que carrega dentro da sua atuação a doçura, a dor e ao mesmo tempo a força da personagem, trazendo humor, confusão, sendo mãe, heroína, feiticeira e badass do começo ao fim. Seu olhar traz todos os traumas de Wanda e ao mesmo tempo traz o humor para equilibrar a série nos momentos necessários.

Monica Rambeau também ganhou um espaço para um chamado que pode ser sua participação em Capitã Marvel 2. Já Darcy e Jimmy que protagonizaram cenas engraçadas e foram um destaque e tanto ficaram em segundo plano na parte final sem muita utilidade, ainda acredito que a Marvel tenha planos para os personagens no futuro.

WandaVision deixa para o final uma Wanda dividida entre uma feiticeira poderosa e sua parte humana traumatizada e sozinha reaprendendo a viver através do luto. Tentando encontrar seu espaço no mundo.



Vanessa de Oliveira
Instagram: @nessagsr

6 comentários:

  1. Ainda estou destruída com o final. Eu queria tanto que a Wanda pudesse ficar em algum lugar com a família dela e que tudo acabasse bem.
    Foi uma ótima série
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa. Como vai? Parece interessante este seriado. Gostei de saber suas considerações sobre. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acho que foi essa semana que li uma resenha sobre a série, achei bem interessante e já tinha anotado aqui para ver em breve, assim que surgir um tempinho aqui.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, chocada com a beleza da escrita dessa resenha *-*
    Ainda me falta assistir os dois últimos episódios da série para termina-la, mas to aflita por que muita gente disse que chorou com o final.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito chegada em Marvel, mas sou bem curiosa para saber mais sobre a Feitceira Escarlate. Uma pena que não tenho como ver no momento, mas acho que seria emocionante ver essa história pelo lado mais do sofrimento dela. Pensando assim, ela é bem solitária mesmo e não sei como reagiria vendo os episódios.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir