10/03/2021

 

Resenha: Espere até me ver de coroa

Título: Espere até me ver de coroa
Autora: Leah Johnson
Editora Alt
Páginas: 336

Espere Até Me Ver de Coroa traz a personagem Liz Lighty, uma jovem negra, queer e que detesta ser o centro das atenções. Liz toca na banda da escola e está no seu último ano.

O livro inicia com Liz esperando por uma resposta sobre a bolsa de estudos que está concorrendo, o plano é entrar em Pennington College com uma bolsa para cursar medicina e tocar na orquestra. Quando a resposta finalmente chega, não é uma das mais agradáveis. Liz não conseguiu a bolsa e sua família não tem condições de bancar seus estudos.

Sua única opção é se comprometer com uma coisa que odeia: a festa de formatura da escola. Seu irmão caçula, Robbie, dá essa ideia, pois o rei e a rainha da festa ganham uma bolsa de estudo na tão sonhada universidade. Mas ser rainha da festa não é algo tão simples assim, Liz tem que passar por várias etapas para conquistar pontos, e assim, entrar na corte.

Todo esse processo vai trazer experiências que Liz jamais pensou que passaria e vai fazer com que ela conheça Mack, a nova aluna da escola por quem vai se apaixonar.

"Eu nasci realeza. Tudo o que eu precisava fazer era escolher minha coroa."
 Página 239

A história dessa personagem é cheia de altos e baixos, Liz perdeu a mãe quando era pequena por causa da anemia falciforme e seu irmão Robbie herdou a mesma doença. Aliás, essa anemia é muito comum em pessoas negras, tenho familiar que possui. Isso até ativou alguns gatilhos, pois a anemia falciforme traz medo e momentos tenebrosos para quem sofre da doença. Confesso que chorei em alguns momentos com Robbie, eu amei esse personagem do fundo do meu coração.

Mas apesar dos pesares, os Lighty sempre dão seu jeitinho de sobreviver às adversidades. Algo que reflete bastante a realidade de muitas famílias negras no mundo e a Leah Johnson soube criar um cenário bem representativo.

Claro que as escolas estadunidenses são bem diferentes das nossas no Brasil, a cultura é diferente. Mas por aqui a gente também sabe o quanto o período escolar pode ser cruel para quem não se encaixa no padrão considerado “normal”.

O livro é narrado em primeira pessoa e sempre pelo ponto de vista da Liz, a escrita é bastante fluida e em alguns momentos é difícil abandonar a leitura. Claro que, como todo livro, existe algumas partes mais arrastadas, mas nada que prejudique o ritmo. A autora dosou muito bem os acontecimentos.

Como eu compartilhei no meu perfil do Instagram há uns dias, eu gostaria muito de ter lido esse livro quando estava na escola, tenho certeza de que me daria uma visão diferente sobre beleza. Talvez eu me sentiria mais orgulhosa do quem eu era, pois é isso que Espere Até Me Ver de Coroa traz, nos deixa cientes de que qualquer garota pode chegar aonde quer chegar, mesmo com o mundo dizendo que não. Temos poder para conquistar o nosso espaço e sermos rainhas da nossa trajetória.

Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

5 comentários:

  1. Oi, Bruna. Como vai? A obra parece-me bastante envolvente em suas abordagens, não é mesmo! Que bom que gostou da leitura. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho tudo de bom esses livros que trazem ensinamentos e críticas sociais dentro de histórias bem narradas, assim o aprendizado acontece de forma natural durante uma leitura prazerosa. Amei sua resenha e coloquei o livro na minha lista, futuramente pretendo conferir a leitura dele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,
    Bom saber que o livro não é só o hype, né?
    Também acho que se tivesse lido alguns livros mais nova, fariam toda a diferença na minha vida!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna!
    Super adorei sua resenha. Esse livro tem ganhado muito destaque nos blogs e no Instagram e tô ficando bastante curiosa para ler e acompanhar a jornada dela.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!

    Eu acho essa capa linda.
    Vejo em vários cantos da internet esse livro ser aclamado, o que só vai instigando mais o interesse.

    Pena ter tido um gatilho para você, espero que as coisas estejam bem.

    Eu gostaria ter lido coisas positivas durante o meu ensino médio também.

    Parabéns pela bela resenha,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir