03/02/2021

 

Livros para ler em 2021

Assim como no início de 2020, venho mais uma vez indicar leituras para serem lidas durante o ano. Na última Black Friday, eu consegui aproveitar muitas promoções da Amazon e com isso minha estante deu uma leve enriquecida. As leituras que selecionei são as que eu quero fazer esse ano, e quero compartilhar para servir de inspiração, caso você esteja procurando por novas dicas de livros ou queira organizar a meta de leitura.

As sinopses foram tiradas da Amazon e ao lado de cada nome está o nosso link para quem se interessar em adquirir um exemplar. Comprando pelo nosso link você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso. 

Então vamos lá? Essa é a minha lista:

1 – Espere até me ver de coroa, de Leah Johnson (COMPRAR)
Liz Lighty sempre achou que fosse negra, pobre e estranha demais para brilhar em sua pequena cidade rica e obcecada por festas de formatura. Mas tudo bem, porque ela tem um plano: estudar na renomada Pennington College, onde fará parte de sua conhecida orquestra e, eventualmente, se tornará médica. No entanto, quando Liz descobre que não pode mais contar com a ajuda financeira que esperava, seus planos vão por água abaixo – até ela ser lembrada da bolsa de estudos que sua escola oferece para o rei e a rainha da festa de formatura.


2 – O olho mais azul, de Toni Morrison (COMPRAR)
Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele muito escura e do cabelo muito crespo, ela deseja mais do que tudo ter olhos azuis como os das mulheres brancas ― e a paz que isso lhe traria. Mas, quando a vida de Pecola começa a desmoronar, ela precisa aprender a encarar seu corpo de outra forma.


3 – Um casamento americano, de Tayari Jones (COMPRAR)
Os recém-casados Celestial e Roy são a personificação do sonho americano e do empoderamento negro. Mas um dia os dois são separados por circunstâncias imprevisíveis: Roy é condenado a doze anos de prisão por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu.
Mesmo impetuosa e independente, Celestial é dominada pelo desamparo e busca conforto nos braços de um amigo de infância.
Quando a condenação de Roy é anulada repentinamente depois de cinco anos, ele sai da prisão pronto para retomar a vida com a esposa.

4 – Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro (COMPRAR)
Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito.

5 – Kindred: laços de sangue, de Octavia E. Butler (COMPRAR)
Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.

Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra – mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

6 – Orçamento sem falhas, de Nath Finanças (COMPRAR)
Quando o assunto é dinheiro, não dá para achar que um só discurso vai funcionar para todas as pessoas. Afinal, o ponto de partida de cada uma não é o mesmo: o caminho de quem já nasce em uma família com boa situação financeira é muito diferente do de quem trabalha desde adolescente para ajudar em casa.

Mas isso não quer dizer que quem passa aperto todo mês para pagar as contas não pode se organizar, aprender a poupar, investir e ter uma vida financeira saudável. Muito pelo contrário. Na verdade, bastam educação financeira e orientações para que o sonho ― seja ele a casa própria, o carro, o intercâmbio, ou mesmo quitar uma dívida ― esteja a um passo de virar realidade.

E você, já organizou suas leituras do ano? Fique a vontade para indicar livros aqui nos comentários.

Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

10 comentários:

  1. Oi, Bruna. Como vai? Gostei das indicações de livros. Espero que leia todos, e que goste das leituras. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Li Kindred no ano passado e amei a história, só achei uma pena que algumas perguntas ficam sem resposta até o fim do livro. Gostei bastante da sua lista, tem livros bastante enriquecedores.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas. Os livros 1,2,3 e 5 já estão na minha lista desse ano. Cada história parece melhor que a outra
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna.
    Eu já não estou comprando quase nada faz tempo porque minha estante está abarrotada de livros não lidos hehe. Dos citados eu tenho muita vontade de ler Kindred e Espere até me ver de coroa me interessou também mas vou aguardar baixar o ebook porque está o mesmo preço do físico hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Adorei as indicações estou muito curiosa pra compra o livro na Nath Finanças esses dias entrou em promo e eu fiquei bem tentada hahaha
    Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Amei seus livros para 2021. O que mais me identifiquei foi o de educação financeira. Eu comprei o da Nath Arcuri, mas confesso que não tenho olhado muito para a cara dele... =/ Tentarei mudar isso esse ano.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna,
    Ótimas dicas para a TBR de 2021!
    Dos livros citados, quero ler "Espere até me ver de Coroa" e "Kindred".
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru, tudo bem?
    Pequeno Manual Antirracista é fantástico, li nesse fim de semana. É muito fácil de entender e super didático.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oie Bru!

    Confesso que o espera até me ver de coroa está me chamando a atenção, porque pra todo lado que eu olho, ele aparece e olha ele aqui! rsrsrsrsrs
    ta me chamando!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna! :)
    Eu estou paquerando alguns desses títulos há um tempo! :) Agora, com a sua recomendação, vou colocar na lista. :)

    Indiquei o seu blog pra umas amigas. (Elas estavam buscando um blog com boas resenhas)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir