11/10/2020

 

Resenha: Tudo que Um Geek Deve Saber

 

Título: Tudo que Um Geek Deve Saber
Autor: Ethan Gilsdorf
Editora Novas Ideias
Páginas: 432

Tudo que Um Geek Deve Saber traz em sua premissa a aventura de Ethan Gilsdorf, o autor do livro, para descobrir o que encanta, fascina e mantém por anos o amor de vários geeks por universos imaginários e tudo que compõe o mundo de geeks e nerds.

Depois de perder sua mãe para uma grave doença, Ethan foi apresentado ao mundo do Dungeons & Dragons (também conhecido por D&D) por um vizinho que logo se tornou seu amigo e assim ele teve sua escapatória do mundo real a partir de um jogo de tabuleiro. Fazendo desenhos, criando personagens, passando noites e noites praticando sua imaginação.

Quando Ethan cresce e deixa todo o mundo que aprendeu a amar para trás nossa história realmente começa. Com um relacionamento e um emprego ruim, a fase adulta se torna um período muito complicado na vida de Ethan e ele começa a sentir saudades da época que jogava D&D, mas seus sentimentos se tornam conflituosos entre as coisas que ele costumava gostar e conciliar esse amor com crescer e amadurecer.

Querendo entender a propagação dos geeks e nerds e, porque adultos ainda continuavam viver num mundo imaginário, Ethan embarca numa viagem de redescoberta de si mesmo e por suas paixões. Desde os fãs aficionados por Senhor dos Anéis até o mundo de cosplay acompanhamos Ethan redescobrindo seu amor pelo mundo geek e finalmente compreendendo o que sempre lhe encantou em sua vida.

A diagramação do livro é muito bem feita. Ao começo de cada capitulo temos explicações sobre o jogo Dungeons & Dragons assim como fotos dos dados utilizados no jogo, Ethan também disponibilizou fotos de vários momentos da sua vida e do jogo em si.

Não vejo esse livro como uma exposição do mundo nerd, Ethan propôs em seu livro o que sempre lhe incomodava em relação ao amor que sentia por aquele mundo e a realidade. Sua vida sempre parecia incompleta, mas ele também tinha medo do julgamento da sociedade sobre o mundo que ele sempre amou.

Enquanto viaja e conhece novas pessoas, Ethan começa a se conectar novamente com a pessoa que ele era e compreender melhor que o amor que sente por suas "nerdices" também fazem parte de quem ele é. Não sendo realmente uma biografia e sim um relato, Tudo que Um Geek Deve Saber é um livro sobre conexões e paixões, no caso de um homem embarcando numa grande jornada para compreender suas paixões e descobrir a si.


Vanessa de Oliveira
Instagram: @nessagsr

12 comentários:

  1. Parece ser um livro bem fofinho por sinal. Eu gostei bastante da premissa dele e pela resenha, é realmente aquele livro amorzinho e de descoberta sobre si mesmo, que faz até a gente refletir sobre nós mesmos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa como vai? O livro parece-me excelente, principalmente por mostrar este universo geek. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro adorável! Mesmo não fazendo parte da comunidade geek fiquei com vontade de conhecer <3 Logo de cara lembrei de Stranger Things porque eles também jogam D&D hahaha
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  4. Já li um livro semelhante, a leitura foi bem rápida. Achei a capa uma graça, acho interessante quando livros promovem reflexões, mesmo que pequenas, através de outros assuntos, como no caso do livro, os geeks e nerds.

    Beijos,
    https://treesdedezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa.
    Não é um livro que eu leria, mas acho interessante para quem pertence a esse universo. Eu sou fã de alguns mundos imaginários e até compro coisas relacionadas, mas não sou fanática hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Me apaixonei pele livro sem nem ter lido ele hahahaha, parece mega fofinho.
    Amei.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  7. Oi
    não conhecei esse livro, que bom que gostou e pelo que falou parece ser uma jornada de auto descoberta do personagem depois de adulto.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Nossa, que interessante! Confesso que só pela capa não me interessaria por esse livro, mas foi interessante ver esses pontos que você levantou, que a obra vai além dessa questão geek e tal.

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Nossa, pelo título achei que seria algo totalmente diferente, mas amei como a história parece muito interessante e mostra uma transformação do personagem.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que incrivel a historia, nunca tinha ouvido falar, adorei bastante a resenha. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, tudo bem?
    Parece uma leitura despretensiosa, mas afetiva pra quem se identifica com esse universo (o que é o meu caso).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa,
    Parece uma bela lição para descobrirmos e aceitarmos quem somos.
    Gostei da dica, não conhecia a obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir