28/10/2020

 

Resenha: Às vezes eu ouço minha voz em silêncio

Título: Às vezes eu ouço minha voz em silêncio
Autora: Puri Matsumoto
Páginas: 122

Sinopse: Uma sereia no poço. Uma garçonete que se envolve no resgate de uma garotinha peculiar. Dois espíritos que dividem o mesmo corpo. Uma moça com coração de hortaliça. Senhoras idosas – e alienígenas – que puxam assunto no meio da rua. Cartas que devoram pessoas. Uma menina que vive em busca da imagem do som. Outra que sobe aos céus com seus balões.
"Às vezes eu ouço minha voz em silêncio" reúne histórias que dialogam com o fantástico, protagonizadas por personagens femininas em busca da própria linguagem. Às voltas com o silêncio, a repressão e a obscuridade, essas mulheres encaram as consequências originadas pela descoberta da própria voz.

"Por mais que não pensemos na liberdade, ela é um desejo que sempre morou na nossa alma"

Às vezes eu ouço minha voz em silencio é um livro de contos escrito pela Priscilla Matsumoto e publicado em 2015. A obra reúne vários contos que dão protagonismo e lança visibilidade para mulheres de forma fantástica. São personagens que representam pessoas que, na vida real, são silenciadas pela sociedade por simplesmente saírem do padrão. 

Os sentimentos se tornam seres e você consegue materializar o que geralmente não conseguimos expressar, isso é o que mais encanta durante a leitura. Os contos trazem personagens independentes, que as vezes não ressaltam o que são, simplesmente existem, outros lidam com a confusão interna que é estar vivo e outros apenas querem ser alguma coisa. São mais de 20 contos, todos bem curtinhos e com certeza você vai se identificar com pelo menos um. 

Dentre as histórias, a minha favorita é intitulada “Amor Fati”, este conto nos traz uma mulher de 40 anos que vive uma rotina sem grandes novidades, até que um dia ela se depara com uma garotinha meio perdida, se escondendo de um homem. E o dia que tinha tudo para ser só mais um, se torna cheio de desafios. A personagem é invadida por dúvidas e pela incerteza do que virá pela frente. O que mais me tocou foi a decisão de sair do comodismo e tentar procurar se conhecer de verdade. Afinal, é isso que nos move, a descoberta do que é estar aqui. 

Eu recomendo demais a leitura desse livro, pois além de ser uma publicação independente, é importante que todos conheçam a pluralidade de escrita, a pluralidade do mundo. Estamos tão acostumados com histórias alinhadas com começo, meio e fim que as vezes é importante nos desafiarmos com histórias que começam pelo fim e com histórias de personagens que você, com certeza, nunca pensou que poderia representar ou existir.

Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

Compre na Amazon através no nosso link: https://amzn.to/2J4r41d

13 comentários:

  1. Oi, Bruna. Como vai? Adorei a indicação deste livro. Não conhecia e já fiquei com vontade de lê-lo. Particularmente adoro ler livros de contos, sendo assim este aí já entrou para lista. Que bom que gostou. Sua resenha ficou muito boa, eu adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Não costumo ler livros de contos, mas é algo que quero mudar em breve e me permitir conhecer histórias diferentes.
    Adorei a premissa e com certeza vou querer saber mais sobre essas personagens :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Eu até me arrisco em livros de contos de vez em quando, mas esse eu não conhecia. Achei muito louca a sinopse, mas ainda assim, parece fazer sentido... rs Gostei bastante da premissa dele e espero ler um dia também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Esse livro parece ótimo e é sempre bom ler contos que nos fazem refletir depois.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Tudo bom? ^-^
    Comecei a ler contos esse ano e, apesar de ainda ser um território bem novo pra mim, acho a ideia extremamente interessante. Conseguir contar uma história fazendo uso de tão poucas páginas requer um talento singular.
    Com certeza vou buscar saber mais sobre essa obra, já que além dessa capa lindíssima ainda traz essa abordagem plural de vozes femininas. Adorei a proposta! <3

    Um super beijo e um ótimo final de semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito do conceito dele. Sou fã de livros com contos e mais ainda quando traz pequenas histórias com personagens verossímeis, que são fáceis de nos identificar. Coloquei o livro na minha lista para ler futuramente.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bruna.
    Eu não sou muito fã de ler contos. Sempre fico achando que faltou algo na história ou fico querendo mais hehe. Por isso não sei se leria, mas vou repassar a dica para uma amiga que gosta.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. E eu AMEI! A proposta do livro é muito boa e nunca li nada parecido!
    Eu gosto de ler contos/poemas/crônicas depois de uma leitura densa pra curar a ressaca, e mesmo que o tema seja razoavelmente pesado naturalmente gosto de leituras assim e esse parece perfeito! Coloquei na listinha <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna,
    Contos já são difíceis para mim, agora um desconstruído, acho que seria mais difícil ainda, rs. Porém, super apoio conhecermos a pluralidade de escrita e do mundo. Muito bem colocado!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru, tudo bem?
    Gostei muito da dica, especialmente por trazer temas relacionáveis. Eu gosto de ler livros de contos, especialmente quando vou conhecer o autor pela primeira vez.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi
    legal que é um livro de conto, e o bom é que tem poucas páginas, que bom que gostou das histórias.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li um livro de contos, mas estou completamente apaixonada por esse.
    AMEI muito a indicação.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bruna!
    Eu amei a capa, a premissa, a resenha! :)
    É muito bacana mulheres escrevendo sobre mulheres e trazendo a nossa multiplicidade para a literatura. Eu super curto esse tipo de projeto!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir