12/08/2020

 

Resenha: O mundo no black power de Tayó

Título: O mundo no black power de Tayó
Autora: Kiusam de Oliveira
Ilustração: Taisa Borges
Editora Peirópolis
Páginas: 46

O mundo no black power de Tayó é um livro infantil escrito pela Kiusam de Oliveira e ilustrado pela Taisa Borges. Nesta história, conhecemos Tayó, uma garotinha de 6 anos que adora seu cabelo e a cor da sua pele, juntamente com todos os seus traços. Tayó enfeita seu cabelo de várias formas, sempre misturando muitas cores em seus acessórios e roupa. Mas, há momentos em que ela deixa o seu black livre e solto como o universo.

Tayó significa "dar alegria" no idioma africano Iorubá, e é exatamente isso que a autora consegue transmitir nas poucas páginas da obra. Ela permite que crianças olhem de forma mais amorosa para os seus traços, assim, entendendo que cada fio de cabelo é importante para dar forma ao nosso universo. As ilustrações de Taisa reforçam ainda mais a ideia de empoderamento e beleza do cabelo crespo.

Eu recomendo a leitura para todas as crianças, é importante que todos cresçam tendo em mente que cada beleza é única e infinita, por isso é importante o respeito e a apreciação de nossas características. A partir do momento em que nos olhamos com mais amor, transmitimos mais segurança diante do mundo.

Eu realizei a leitura desse livro no final de julho para fechar o desafio #PRETATONA, e posso dizer? Finalizei da melhor forma, com um olhar ainda mais carinhoso para as minhas características físicas e ancestralidade. Único ponto que deixou a desejar é a versão kindle, as letras ficaram minúsculas e não tinha como aumentar, como se tivessem apenas escaneado as páginas e jogado lá. Mas de qualquer forma, valeu a pena forçar um pouquinho as vistas.

“MEU CABELO É MUITO BOM”

Autora:
"Nascida em Santo André, grande São Paulo, aos 14 anos ingressou no Colégio IESA para cursar Magistério de 2o Grau. Logo após, foi para a Fundação Santo André cursar Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional. Para qualificar-se fez lato-sensu em Metodologia do Ensino Superior e, na sequência, na USP habilitou-se em Deficiência Intelectual e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Doutorado em Educação, ambos pela USP.

Atua como professora há mais de 25 anos, tendo dedicado grande parte deste período à Educação Especial e à formação de profissionais de Educação no município de Diadema/SP, implantando a lei 10.639/03 e ocupando funções de gestão pública. Desenvolveu também, ao longo de anos, atividades formativas para educadores e profissionais de todas as áreas juntamente às instituições públicas e privadas, com temáticas relacionadas à diversidade de gêneros, questões étnico-raciais e afins". Fonte: https://mskiusam.com

Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

7 comentários:

  1. Oi, Bruna como vai? Presumo uma leitura bastante agradável para criançada e adultos também, pois a mensagem que a obra transmite é maravilhosa. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que alguns livros merecem ser obrigatórios no ensino infantil e esse me parece um deles! Adorei a sua resenha <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna.
    Que bom que cada vez temos mais autores se preocupando em mostrar a realidade para as crianças. Chega de livros com princesas lisas e loiras como se esse fosse o único tipo de cabelo bonito. Já vou indicar para minha amiga que tem três filha e também para a Olivia que faz o blog comigo pois ela é professora infantil.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Acho que não apenas crianças, mas muitos adultos também podem ler esse livro... rs Os ensinamentos que estão nele, vão além da infância... Você encerrou muito bem a pretatona, parabéns! Conheci várias autoras negras que são fantásticas, amei cada indicação de leitura. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    Acompanhei sua maratona e fiquei bem orgulhosa e satisfeita com as obras que você nos trouxe, foi uma bela e necessária jornada! Parabéns!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses livros que trazem grandes e belas mensagens para os pequenos. Esse livro eu nunca tinha ouvido falar, mas já me apaixonei pela ideia da história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna!
    Que sugestão legal, parece uma leitura muito bonitinha e inspiradora pras crianças, e também pros adultos que a lerem. A maneira como devem se sentir ao se identificarem nas palavras presentes na obra com certeza deve trazer um olhar muito mais carinhoso sobre si, como você mesma comentou que sentiu. Adorei sua fala de que a partir do momento em que nos olhamos com mais amor, ganhamos e transmitimos mais confiança. E isso é algo que ninguém deveria tirar de ninguém, né?
    Parabéns por ter completado a maratona, acompanhei um pouco por aqui e pelas redes sociais e foram todas indicações muito bacanas!

    Abraços!
    Blog Trívia

    ResponderExcluir