12/07/2020

 

Resenha: Escola - Os Piores Anos da Minha Vida

Título: Escola - Os Piores Anos da Minha Vida
Autores: James Patterson e Chris Tevvetts
Editora Novo Conceito
Páginas: 288

O livro conta a história de Rafael Khatchadorian, o Rafa, que está para começar o sexto ano na Escola Municipal de Hills Village, ou para os mais próximos, "Prisão de Segurança Máxima", como Rafa costuma apelidar carinhosamente. O personagem é muito criativo e vive com sua irmã Georgia, a caçula (enxerida, birrenta, bem mesmo o jeito do esteriótipo de irmã caçula), sua mãe e Urso. Urso é um padrasto muito folgado que consegue ser mais insuportável do que muitos personagens que já li. E por último temos Léo Caladão, o melhor amigo de Rafa, que está envolto num mistério muito interessante.

O sexto ano de Rafa é bem maluco. Por achar que regras são chatas e por ter medo do novo ano, ele cria uma espécie de jogo para se divertir: pegando todas as regras da escola, ele decide quebrá-las fazendo pontos com isso, tendo pontuação extra e apenas três vidas que poderia perder caso algo saísse errado. Mas no meio dessa loucura, Rafa acaba descobrindo coisas e efetuando coisas novas como: enfrentar a professora dragão, se apaixonar pela garota popular e enfrentar Miller, o valentão da escola. 

Com muita diversão e imaginação ele cria a famosa Operação R.A.F.A.

R: Regras 
A: Atrapalham a
F: Felicidade
A: Alheia

Página 65

As ilustrações do livro vão intercalando com a história e a imaginação do protagonista Rafa, inclusive parece que realmente uma criança desenhou. James Patterson mostrou um lado que eu não conhecia, com muito humor ele tratou de temas como bullying, amizade, esperança e amor. Há um toque de amor na relação de Léo, Rafa e sua mãe, principalmente pelo segredo que eles compartilham entre si.

E como o próprio Rafa afirma: as pessoas vivem dizendo quanto é ótimo crescer e esquecem da beleza natural de viver cada momento com muito humor e alegria. Um livro super recomendado!


Vanessa de Oliveira
Instagram: @nessagsr

11 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem?
    Esse livro parece muito o estilo de literatura que eu pegava na biblioteca da escola. Que nostalgia que senti lendo a resenha. ♥ Parece uma ótima indicação pra quem tá começando no universo da literatura, por parecer uma história divertida e relacionável.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, tudo bem? Parece uma leitura rápida e gostosa! Gosto de livros assim!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa como vai? Me parece daqueles livros gostosos de serem lidos não é mesmo! As ilustrações do livro também são atrativas. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vanessa!
    Não importa quantos anos eu tenha, eu sempre vou amar essas histórias mais juvenis haha. Com certeza é uma leitura que eu vou querer fazer :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Apesar de me parecer um livro infanto-juvenil, sem dúvida eu daria uma chance a ele. A gente sempre precisa de uma leitura leve. E fiquei pensando, se o sexto ano é o pior ano da vida de Rafa, imagine quando ele passar para o ensino médio, hahaha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vanessa.
    Eu gosto muito desse tipo de livro. Com ilustrações gosto ainda mais hehe. Volta e meia estou lendo livros infantojuvenil e com certeza vou anotar a dica desse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. A escola. Com certeza ninguém sai ileso kkk. Sempre tem alguma história, alguma loucura, ou algumas coisas nem tão boas assim. Não conhecia o livro mas adorei saber que tem ilustrações. Acho divertido.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu não conhecia, parece ser uma história divertida e ainda falar sobre crescimento, as ilustrações parecem ser legais. Uma boa dica de livro para presentear.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Hahaha adorei o nome dessa operação. Não conhecia esse livro e acho que quando esses temas são tratados com leveza e humor (na medida certa) fazem a diferença. Acho que a lição fica mais nítida, digamos assim. Enfim, dica mega anotada! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, tudo bem?
    Passando aqui de novo pra agradecer a visita e desejar bom restinho de semana. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Que livro mais amorzinho gente! Já me apaixonei e concordo com o Rafa! S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir