24/06/2020

 

Resenha: Sons da Fala


Título: Sons da Fala (conto)
Autora: Octavia E. Butler
Editora Morro Branco
Páginas: 33
Leia AQUI

Neste conto de Octavia E. Butler, o mundo está vivendo uma grande pandemia e a inexplicável doença está tirando a capacidade cognitiva e de comunicação das pessoas. Aqueles que ainda não foram afetados por completo, vivem em constante perigo. Em meio a essa realidade está Valerie Rye, ela ainda está sã, mas não consegue mais ler e escrever. Rye perdeu o marido e os filhos, ou seja, está completamente sozinha em meio ao caos. 

"A doença foi certeira no modo como derrubou as pessoas e como um derrame cerebral em alguns de seus sintomas. Mas era muito específica. A linguagem sempre era perdida ou severamente debilitada. Nunca era recuperada. Muitas vezes, também havia paralisia, debilidade intelectual e morte."

Por isso, antes de fazer uma loucura consigo mesma, ela decide ir até Pasadena verificar se ainda tem algum parente vivo. Quando tem a sorte de conseguir um ônibus, sua grande jornada inicia. E é após uma confusão dentro do próprio transporte que Rye conhece Obsidian, um homem que está na mesma condição que ela e que trará um pouco de esperança para o futuro da protagonista.

Como já postado aqui no blog, estamos participando da maratona literária #PRETATONA, iniciativa promovida pelo Clã das Pretas. Nós iniciamos a leitura ontem, dia 23, e tanto eu quanto a Vanessa, escolhemos este conto da Octavia para ler na categoria ficção especulativa. Cada vez mais eu tenho me interessado pelas obras da autora e não poderia me sentir mais satisfeita com essa narrativa. Octavia escreve para qualquer público, tem uma escrita gostosa e nos induz a imaginar todo o cenário com descrições nada cansativas. 

O conto também traz uma reflexão sobre o sentimento de inveja e a falta de controle quando não temos aquilo que desejamos. Quando nascemos, aprendemos que tudo que prejudica o próximo não é bom e que não podemos tomar aquilo que não é nosso, mesmo desejando muito. O que a pandemia dentro dessa história fez, além de tirar coisas importantes para o funcionamento da sociedade, foi desencadear os piores sentimentos que ao longo do tempo aprendemos ser desumano para com o próximo. A violência que provoca o caos é reflexo da inveja que os afetados pela pandemia tem daqueles que ainda conseguiram manter sua sanidade. Até que ponto podemos chegar quando nos é tirado aquilo que apreciamos? Algo para se pensar neste atual momento pandêmico em que vivemos.

Sons da Fala é um conto publicado pela Editora Morro Branco e faz parte do Projeto Cápsula, uma plataforma onde a editora disponibiliza diversos contos de forma gratuita. Para mim, essa foi uma experiência incrível e fico feliz em poder compartilhar aqui com vocês. Eu não decidi ainda se vou resenhar todas as leituras que estou fazendo nessa maratona, mas estarei (e a Vanessa também) compartilhando todas elas nas redes sociais do blog, principalmente no Instagram (@blogleiapop).

Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

13 comentários:

  1. Oi, Bruna!
    Eu gosto muito de ler contos, porque são leituras curtinhas e perfeitas para intercalar com outro livros mais pesados.
    Achei a premissa incrível e fiquei interessadíssima ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna como vai? Me parece um conto excelente. Já anotei para o ler futuramente. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, tudo bem?
    Eu não ando muito na vibe de histórias pós-apocalípticas, mas uma coisa que elas têm em comum e acho interessante é justamente o fato de mostrar como o ser humano é corruptível.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna.
    Eu nunca li nada da autora mas tenho vontade pelos elogios que sempre vejo. E esse conto me pareceu casar bem com o momento em que estamos vivendo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Achei a premissa bem interessante e dá até um pouco de tensão porque lembra muito do que a gente tá vivendo agora, né? E eu mega aceito post com as resenhas desse desafio literário. Mas lá no Insta também é uma boa! Vou ficar de olho no dois. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna,


    Eu ainda não li nada da autora, mas a cada resenha que eu leio a vontade só aumenta, gostei demais desse livro, ótima resenha e dica.


    Bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii Bruna
    Sempre vejo diversas resenhas positivas sobre a autora mas nunca cheguei a ler nada, acho que começarei com esse conto, que realmente parece interessantíssimo.

    Beijinhos
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse conto, mas gostei bastante da premissa... um tanto semelhante ao que vivemos atualmente (com relação à pandemia e o perigo que corremos). Gostei do desenvolvimento da ideia e, mais ainda, por ser um sucesso do projeto de vocês. Estou curiosa pelas resenhas das próximas obras.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna,
    Eu não sou fã de contos, tanto que nem conhecia este!
    E muito legal a editora disponibilizar de maneira gratuita, gostei!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna,
    Tenho muita vontade de ler obras dessa autora, e acho que esse conto vai ser minha primeira experiencia com a escrita dela. A resenha ficou ótima e pude ver um pouco mais da história, o que me deu mais vontade ainda de lê-la.

    Bjssss
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie Vanessa!

    Interessante como um conto pode levantar questionamentos e uma experiência diferente - não é em todo lugar que temos, né?

    Adorei saber que é na faixa também! HEHEHE

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda e me interessa muito histórias em que a humanidade passa por alguma dificuldade referente à uma catástrofe, pandemia ou apocalipse

    ResponderExcluir
  13. ps abri o site e vou ler com certeza!

    ResponderExcluir