11/04/2020

 

Há 4 anos Desse Equilíbrio nascia e nos fazia renascer



Araçatuba é uma cidade, que apesar de pequena, respira arte por todos os poros. E assim como qualquer cidade, tem suas estatísticas: Segundo o DATASUS, anualmente, ocorrem em média 13 suicídios no município. E foi depois de um triste caso como esse que a Código de Conduta decidiu transformar tristeza em arte.

Desse Equilíbrio nasceu pelo telefone, antes mesmo do estopim que viria a concretizar a vontade de torná-la um clipe. Foi concebida na mesma leva que Dentro da Cabeça, outra música que ganharia posteriormente seu vídeo. E quando foi decidido que o clipe ocorreria, e que deveria ser exatamente da maneira que foi planejado, o primeiro empecilho foi financeiro. E foi com muita ajuda que a banda arrecadou um valor absurdo! Uma campanha de crowndfunding, uma espécie de vaquinha virtual, foi criada para arrecadar valores. Além disso, a própria banda doava sempre que possível, depois de ações como pedágios e arrecadação em shows. Recompensas foram entregues a todos os doadores, e no ultimo dia, a meta foi batida e ultrapassada! Os planos foram postos em prática, os próprios músicos da banda atuaram em mais de um papel, e Desse Equilíbrio nasceu, num dia 10 de Abril. Eventos aconteceram para marcar essa data de todas as formas. Arrecadação de alimentos, plantio de árvores. Foi tudo muito intenso, rápido e lindo.


Escrevo esse post no dia 11 de abril, as 22h. Até então, o clipe tem mais de 83 mil visualizações e mais de 3 mil likes. De longe, o maior sucesso da banda. Não pra menos: O clipe reuniu, entre equipe de filmagem e atores, mais de 20 pessoas. A mensagem é de amor, e nada além disso. É criada uma atmosfera que, na segunda metade do quase curta metragem, sugerem um plot twist. A intenção é provocar, e funciona. O amor que gerou toda essa história é, assim como muitos que conhecemos, fora dos padrões. Foram esses padrões que Otávio Almeida condenou na letra e na direção e roteiro do clipe.

O vídeo fez a banda alçar voos maiores: Ser finalista do EDP Live Bands, festival que levaria o grupo vencedor á Portugal. A banda ficou marcada com a mais votada da história da competição. E, não só em números, mas em reações, é notável ver o quanto ela ainda hoje provoca sentimentos em quem assiste e ainda tem espaço nos shows. Um outro fato, bem verdade que infeliz, é que a mensagem do clipe e da música ainda soam atuais. Principalmente de um ano pra cá. O que torna a obra ainda maior e ainda mais responsável por provocar mudança em tempos de cólera. Esse é o plano! Provar que é normal ter medo do futuro, mas esse medo não pode nos impedir de olhar lá fora. Quanto menos medo, mais longe alcançamos. Vamos?

Assista ao clipe, clicando aqui.


Renan Augusto Dias
Instagram: @renanaugusto.dias

3 comentários:

  1. Oi Renan, tudo bem?
    Imagino o trabalho que dê pra produzir um clipe. Ainda mais no Brasil, onde a música independente precisa lutar muito pra sobreviver. Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Excelente o trabalho musical da banda. Sucesso à todos da banda. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem atual mesmo! E imagino o trabalho que deu!
    Ainda não conhecia e gostei de conhecer. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir