15/03/2020

 

Resenha: O Jardim das Palavras


Título: O Jardim das Palavras (Volume Único)
História: Makoto Shinkai       Arte: Midori Motobashi
Editora New Pop
Páginas: 200



O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa) é um mangá baseado em um filme homônimo de Makoto Shinkai. Nessa história acompanhamos a história de um colegial que sonha ser sapateiro, uma mulher misteriosa e seus encontros em dias chuvosos num jardim. Na conexão de ambos surge uma amizade e a partir dali os dois começam a dividir seus sonhos, medos, frustrações, sentimentos e talvez o medo do que o futuro poderia aguardar.

Começamos conhecendo Takao Akizuki que é um colegial comum com o sonho de desenhar, estilizar e fabricar sapatos. Ele aproveita todos os dias chuvosos para "matar/cabular" aula e ir ao jardim passar seu tempo desenhando e fabricando sapatos que ele mesmo cria. Takao é um rapaz solitário e está passando por essa solidão desde que sua mãe abandonou a família.

Yukari Akino está com problemas no trabalho. Ela já quase não consegue se levantar da cama, não sente mais prazer em fazer o que estudou para ser e está se sentindo infeliz o que não acostumava acontecer. Então ela resolve beber cerveja e comer chocolate num dia chuvoso em um jardim.



Takao e Yukari acabam se encontrando no mesmo jardim e inicialmente, Takao resolve que não irá incomodar a mulher intrigante bebendo tão cedo. Mas todas as vezes que chove os dois acabam se encontrando e a curiosidade e a solidão acabam por falar mais alto.

Os dois iniciam de forma tímida a conversar e com o tempo Takao percebe que Yukari não está bem. Ela é uma mulher adulta que está em horário de trabalho se alimentando apenas de cerveja e chocolate. Logo, eles começam a se conhecer e trocar suas histórias e Takao se sente mais a vontade em desenhar seus sapatos perto de Yukari até receber o pedido de fazer um sapato para ela.

No meio da história também entendemos o que levou Yukari até ali e temos uma visão de como fofocas e bullying pode ser prejudicial para as pessoas. Não importa a idade.

Temos um leve toque de romance, Takao realmente tem sentimentos pela mulher mais velha, mas não irei entregar se a história avança com isso ou não. Posso dizer que mesmo terminando com o gosto de quero mais, fiquei imensamente satisfeita como as coisas seguiram e com o coração na mão por várias vezes na forma como Makoto seguiu na amizade e na construção dos sentimentos e angústias desses personagens.

Com delicadeza e sensibilidade, O Jardim das Palavras traz uma amizade de duas pessoas diferentes ligadas pelo sentimento de solidão e conforto que encontraram.

Vanessa de Oliveira
Instagram: @nessagsr

8 comentários:

  1. Oi, Vanessa como vai? As ilustrações desse mangá são atraentes. Eu não tenho costume de ler mangás, leio-os com pouca frequência, contudo sua resenha despertou meu interesse por lê-lo. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, tudo bem?
    Adorei a dica. Faz tempo que não leio um mangá novo e o nível emocional que esse parece ter me instigou.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vanessa.
    Achei a capa bem bonita e a história chamou minha atenção. Mas não sei se lerei porque não sou de ler mangás hehe. É engraçado que sempre que vejo algum mangá fico pensando na quantidade que não conheço, mas dai lembro que os animes são em sua maioria baseados em mangás assim como as séries e filmes nos livros hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,
    Que amorzinho! Não conhecia o mangá, na verdade, eu nem os leio, mas tenho amigos viciados, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, esse mangá parece ser lindo demais, nunca li um, mas anotei a dica para poder mudar isso! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanny!
    Nossa as historias do Makoto sao perfeitas. Eu marquei a adaptação para assistir na Netflix mas ainda nao tive chance ainda. Mas quero muito *--* Por ter amado muito 5 Centímetros por Segundo, qualquer coisa que esse homem escrever eu quero ler KKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Nunca li um mangá, mas irei procurar saber mais desse, pois achei a capa linda e a premissa muito interessante. Dica anotada <3
    Beijos
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  8. Que bonito esse mangá, gostei da base da história dele.
    Bom saber que vc se sentiu satisfeita ao termina-lo, acho que ele dá um quentinho no coração né não?!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir