14/11/2019

 

Resenha: Um pouco sobre a vida e pensamentos de Letícia

Título: Um pouco sobre a vida e os pensamentos de Letícia 
Autora: Letícia Guimarães Dias
Editora 4Keys (fictícia)
Páginas: 21

Um pouco sobre a vida e pensamentos de Letícia é um pequeno livro escrito pela própria menina do título, Letícia Guimarães Dias. Ela tem 14 anos e mora no interior de São Paulo, muito orgulho de dizer que é minha conterrânea. Letícia gosta de ler livros, escrever e ficar sempre atenta com as novidades do mundo, para que possa pensar em novas formas de transformação. Mas ela não só escreveu um livro, como também tem um canal no Youtube chamado “Opa, meu bem!”.

Em sua contracapa Letícia declara: “uma das coisas que mais me inspira a escrever um texto, são os pensamentos das pessoas. Elas fazem com que seus diferentes pensamentos me transmita diferentes formas de expressar”. Logo de cara já nos deparamos com uma mentalidade madura para uma menina que ainda está começando a entender a vida e o seu papel como ser humano. Muitas vezes nem nós, já grandinhos, entendemos muito o que temos e como fazer as coisas.

Neste livro, Letícia escreve sobre ela, sua família, sobre mudanças, o tempo, amor próprio e ainda usa da linguagem conotativa para expressar o que entende sobre amor e cuidado.

“Para que um colar permaneça intacto, sem nenhum risco, nenhum rompimento, nós temos que ter muito carinho (...) O amor é igual. Existem pessoas diferentes (...) Mas independente das coisas que difere cada pessoa, você deve cuidar dela, para que ela permaneça intacta na sua vida”.

No primeiro texto do livro, Letícia fala um pouco sobre a sua convivência com as pessoas. Eu achei incrível como ela conseguiu colocar nas palavras, sem receio do leitor, o que sentia quando sua irmã puxava sua orelha. O que Letícia sentia era consequência de não entender ainda sobre o convívio. Às vezes, as broncas que levamos e que nos deixa fervendo de ódio do mundo, nos molda a ser quem somos hoje. Ela aprendeu, desde cedo, a aceitar as coisas como elas são (coisas que não dá mais para mudar, no caso) e aprendeu a erguer a cabeça quando o coração apertar.

“Seria o sentimento de gratidão por tudo que ela já fez até hoje também. Porque sempre que brigamos, eu percebo o quão importante ela é para mim e para a minha vida. A companhia dela é essencial para mim, como a companhia de todos os outros familiares”.

A escrita da autora ainda precisa amadurecer em diversos pontos, mas essa não é a questão, pois o amadurecimento vem com o tempo e a Letícia está, definitivamente, no caminho certo. Com a leitura, eu senti que estava lendo um diário e eu adoro leituras leves assim.

Eu não encontrei uma loja virtual que esteja vendendo este livro, o meu contato com ele ocorreu através do meu tio que conheceu a Letícia e me mostrou. Quando moramos em uma cidade pequena, esses talentos são uma maravilha de encontrar e compartilhar. Então, vou deixar os links das redes sociais de Letícia.

Se puder leia e dê uma força, que ela possa continuar batalhando pelos seus sonhos e realizar cada um.
Conheça o canal:




Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

4 comentários:

  1. Que lindeza!! Fico tão feliz de ver jovens talentos assim. Quando tinha a idade dela eu me derramava sentimentos em diários dos quais guardo até hoje com carinho. Adoro leituras assim, que faz parecer que somos próximos do autor. Leituras leves. Espero que ela continue escrevendo e não pare mais.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    Batendo o olho, essa capa me lembrou muito a capa de 'Se Não Houver Amanhã" da Jennifer L. Armentrout e isso é um grande elogio pois a acho linda demais!
    Parabéns pela iniciativa, mesmo novinha, a autora merece sucesso!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Gostei da capa, aquarelada, toda linda
    Que legal ela ter tido coragem para publicação e que venham os próximos para atingir amadurecimento na escrita e que bacana que ela conseguiu publicar e poder libertar um pouco dos sentimentos que pairam no coraçãozinho dela, adorei!
    Valeu a dica!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. Oie,

    A capa está lindíssima!
    Acho super bacana valorizar nossos autores, são tantas histórias e conteúdos legais que encontramos.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir