02/10/2019

 

Resenha: 5 Centímetros por Segundo (Volume 01)

"Dizem que é cinco centímetros por segundo"
"O que?"
"A velocidade que as pétalas de flor de cerejeira caem. Cinco centímetros por segundo."


Título: 5 Centímetros por Segundo (Volume 01)
História: Makoto Shinkai    Arte: Yukiko Seike
Editora New Pop
Páginas: 240

5 Centímetros por Segundo é um mangá baseado em um filme homônimo de Makoto Shinkai. A história acompanha Akari Shinohara e Takaki Toono, desde quando eles se conhecem, sua amizade, o começo de seu amor e a distância. Os dois se conhecem na escola e logo se transformam em bons amigos, numa amizade muito forte na qual vira alvo de colegas que começam com provocações de que eles seriam um casal perfeito.

Eles descobrem em meio a alegria e tristezas que seus gostos em comuns e histórias de vidas são parecidas e um amor inocente começa a surgir. Seus planos são frustrados quando seus pais começam mudar de cidade em cidade devido ao emprego.

Esse primeiro volume é divido em cinco capítulos na qual os três primeiros, focam na relação de Takaki e Akari suas trocas de cartas e a crescente distância entre eles. É possível perceber o quanto os dois se amam e o quanto a distância continua a afetar o relacionamento entre eles. Um destaque para arte que em vários momentos não precisa de nenhum diálogo para deixar explicito a angústia, tristeza e dor dos personagens.



Os dois últimos capítulos são focados na nova personagem Kanae e seu amor por Takaki. Desde que ele mudou para essa nova cidade, ela tem estado próxima dele, ela conta como o conheceu, como se apaixonou, um pouco sobre seus hobbys e um pouco de sua vida. Já Takaki parece estar sempre distante com suas lembranças de sua amiga de infância, enquanto ainda está apegado ao amor e como ainda sofre com a distância imposta entre eles.

O primeiro volume aborda boa parte do filme com algumas cenas e diálogos extras que dão entender mais principalmente do íntimo de Akari que não é tão explorado no filme, mas foco aqui continua sendo Akaki e seu coração intacto no amor de infância separado cruelmente pela distância e Kanae e sua descoberta pelo amor e destino.

Vanessa de Oliveira

11 comentários:

  1. Olá minha linda, gostei bastante do livro, onde posso encontrar disponível para compra?

    Parabéns!

    Beijos💋💋!!

    Meu Blog: Vida Cap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taynara! Você pode encontrar um exemplar por um preço bacana neste link https://amzn.to/2IkXXUe

      Excluir
  2. Que fofinho. Faz tempo que não leio Mangá. Preciso voltar a ler!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa! eu tenho muita vontade de conferir o livro e o mangá! Gosto muito do trabalho do Shinkai, geralmente sempre emociono com as histórias dele!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Fiquei cuirosa sobre o que acontece depois. A última vez que li um mangá, foi um com uma pegada completamente diferente desse. Faz tempo que não leio um mais melancólico. Queria saber como que terminou a jornada dos dois.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa.
    Que quote lindo esse que você colocou no começo da resenha. Eu não sou de ler mangás, mas vou procurar o filme para assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Van! Eu não conhecia esse livro e confesso que não leio muito esse estilo, é mangá ou anime? Mas parece ter uma historia bonita e singela, achei bem bacana e bem legal. Ach oque super leria
    E é curtinho também... ja da um animo a mais hahahaha

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pam. Anime é tudo que você assiste vem de animação e mangá são as histórias em quadrinhos japonesas. Lê sim são apenas dois volumes então é rápido, aproveita e também assiste a animação na qual é baseado.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Vanessa,
    Eu não tenho o costume de ler mangás, infelizmente.
    Mas tenho amigos que amam e já vou repassar a dica!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    parece ser uma boa história de se ler, muito linda a ilustração que poste a respeito das falas.
    Nunca li mangá, quem sabe um dia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,

    Eu já ouvi falar desse filme, mas não sabia do mangá 😍
    Com certeza vou colocar na lista. Pois adoro histórias desse gênero.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir