18/09/2019

 

Questão de Tempo: aproveite esse passeio maravilhoso!

O que você faria se tivesse o poder de voltar no tempo? Assim que completa 21 anos, Tim Lake (Domhnall Gleeson) descobre que os homens da sua família tem esse dom, e como ele vai lidar com isso é uma das maiores lições do filme Questão de Tempo. 


Com uma típica família inglesa, Tim vive no interior do país, rodeado de paisagens montanhosas e muito verde. Ao se descobrir de uma linhagem de viajantes do tempo, ele recebe um conselho importante do pai: usar este dom para mudar a própria vida de forma significativa e que não caia na tentação de enriquecer, pois isso não traria felicidade no final das contas. A partir daí, Tim volta em algumas situações apenas para consertar momentos constrangedores. 

Enfim, chega a hora em que ele se muda para Londres em busca de um futuro promissor na área de advocacia. Depois de seis meses vivendo uma rotina de trabalho, casa, trabalho e casa, Tim topa participar de um encontro às escuras. É quando ele conhece Mary (Rachel McAdams), uma mulher incrível por quem se apaixona e sofrerá alguns dilemas. Ele volta no tempo para melhorar alguns finais, porém estas mudanças podem fazer com que alguns momentos se apaguem da linha do tempo e ao invés de ter que consertar apenas uma coisa, ele precisa correr atrás de duas. 

É possível analisar junto com o personagem se vale a pena mudar o passado para consertar o presente ou se devemos viver cada momento como se fosse o último. A mensagem é clara, não adianta consertar tudo, as grandes coisas que acontecem nas nossas vidas devem ser vividas, sendo elas boas ou ruins. Há uma parte do filme em que Tim muda algo significativo para salvar a sua irmã, as consequências não são legais, pois detalhes importantes da vida dele são apagados. 

As experiências são importantes para o nosso amadurecimento, e quanto as escolhas erradas, temos que aprender com elas. Clichê, não é? Mas sempre queremos mudar tudo, fazer diferente, quando na verdade só temos que viver, amar, dizer que ama e respirar fundo. 


Não quero entregar todos os pontos deste filme, mas há uma cena em que Tim vive o mesmo dia duas vezes. Eu fiquei refletindo em como seria legal reviver um dia com o olhar mais positivo. É aí que está o ponto chave, quando o nosso problema é só o mal humor, é possível enxergar a vida por outro ângulo. 

About Time, ou Questão de Tempo no Brasil, tem direção e roteiro de Richard Curtis que também é conhecido pelos filmes Quatro Casamentos e Um Funeral e Cavalo de Guerra. Os ambientes e o figurino dos personagens são simples, mas com um forte estereótipo europeu. Aqui eu destaco o casamento do Tim e Mary, a cena da chuva é maravilhosa e uma das minhas partes favoritas. As minúcias passam a mensagem de que até as coisas que dão “errado” estão certas. 

"Tudo que temos que fazer é aproveitar esse passeio maravilhoso"


Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

6 comentários:

  1. Todo mundo deveria assistir esse filme, é a coisa mais linda! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Ainda não assisti esse filme, mas parece ser ótimo e aparentar trazer muitas lições.
    Seria muito bom ter a oportunidade de voltar no tempo algumas vezes.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna.
    Eu sempre vejo esse filme sendo indicado e sempre me dá vontade de assistir e nunca assisto hehe. Eu gosto desse tema viagens no tempo, quando não fica confuso porque dai já me perco hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Esse filme tinha no Netflix há algum tempo atrás (não sei se ainda está disponível no catálogo) e me lembro de ter assistido sem pretensão alguma, apenas por gostar da atriz principal e foi uma surpresa tão gostosa. É um filme leve e ótimo pra refletir.
    Aquela cena dele com o pai, quando ele não aguenta e volta no tempo para vê-lo e o pai percebe o que de fato aconteceu me deu um aperto no coração.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Eu amo esse filme e não e pouco não! *-*
    LINDO DEMAIS!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    já vi tantos falarem bem desse filme, já passei pela sala e ele estava passando em algum canal pago, mas nunca parei para assistir, porém parece ser um belo filme e gostei da dica.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir