02/08/2019

 

Resenha: Viva para Contar

Foto: Vanessa de Oliveira
Título: Viva para Contar
Autora: Lisa Gardner
Editora Novo Conceito
Páginas: 480

Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. 

Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo.

Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa.

Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.

Resenha: A trama foi muito bem amarrada, com trocas de pontos de vista entre Danielle Burton, D.D. Warren e Victoria. 

Danielle Burton é a única sobrevivente de um massacre. Seu pai matou a família e deu um tiro em sua própria cabeça poupando apenas a pequena Dani. Já se passaram 25 anos, mas todos os anos, nesse mesmo período, Dani perde o controle aparente que tem sob suas emoções.

Victoria é uma bela mulher, tinha a família perfeita, marido e dois filhos. Até que seu filho mais velho, Evan, começou a ter sérios problemas psiquiátricos. Seu marido saiu de casa com a filha para se protegerem e Victoria ficou para cuidar de Evan, já que ela se recusa a interná-lo em um hospital psiquiátrico. Evan pode ser carinhoso, pode ser perigoso e Victoria é uma mãe disposta a fazer qualquer coisa por seu filho.

D.D. Warren é uma detetive veterana, abdicou de sua vida particular para dedicar-se a resolver os casos que aparecem em sua mesa. Determinada, forte e sem meias palavras, ela vai até o fim da investigação para descobrir as conexões e os verdadeiros culpados. Ela é chamada para investigar o caso de uma família inteira que foi assassinada, aparentemente pelo chefe da família, que se matou após acabar com todos. Logo, outra família é exterminada da mesma forma e aparentemente sem ligação alguma com a primeira.

Danielle Burton é a melhor personagem com certeza, suas inseguranças a cerca de seu passado e como isso mexe com seu presente se parece muito com que as pessoas costumam agir. Suas consultas ao terapeuta, sua relação com colegas de trabalho e sua resiliência ao enfrentar o dia a dia trabalhando em um hospital com crianças com problemas psiquiátricos. Além da culpa que carrega por não saber se seu pai a poupou por amá-la mais ou menos. 
A história dessas três personagens se entrelaçam e resultam numa história de tirar o folego.

Um romance policial muito interessante. A autora aborda um mundo totalmente inesperado, o das crianças com problemas psiquiátricos, como esquizofrenia e outros. Podemos vislumbrar os efeitos de maus tratos e abandono infantil, assim como a incompreensão dos adultos e algumas das muitas maneiras de lidar com essa realidade. Apesar disso, não houve a pretensão de uma abordagem técnica, apenas uma introdução que fará o leitor atentar para a existência de uma infinidade de doenças mentais que podem acometer uma criança e os muitos aspectos advindos de tais doenças.

Com um suspense instigante, Lisa Gardner nos apresenta personagens reais. Personagens com problemas e certezas comuns de qualquer ser humano.

Vanessa de Oliveira

11 comentários:

  1. Oi Vanessa, tudo bem? Eu li muitas criticas positivas ao suspense da autora, mas nunca li nada dela, parece ótimo pra quem gosta do gênero!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    Não conhecia esse livro da Lisa, mas já ouvi elogios a sua escrita.
    E como estou arriscando mais em romances policiais, já foi para minha listinha de desejados.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Posta frases tambem!!!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    acho que já vi comentarem dessa autora, mas nem conhecimento do livro apesar de ler poucos livros do gênero eu gosto e esse chamou minha atenção, fiquei curiosa para saber se esses assassinatos possuem algo em comum.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa.
    Eu sou muito fã da autora. Esse foi o primeiro livro que li dela e depois quis ler todos que foram sendo publicados por aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li um romance policial, não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para conhecer depois da sua resenha!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. amei a resenha, eu gosto muito de livros assim que falam sobre vários personagens, além de abordar as doenças mentais
    beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vanessa!

    Ainda não li nada da autora, mas fiquei curiosa com a premissa. É um assunto que ainda não li muito.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,

    Não sabia que a NC tinha livro da Lisa :O
    Eu já um livro da autora e gostei muito da escrita dela então por isso vou anotar aqui com certeza!

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, td bem?
    Nunca li nada dessa autora, mas como uma boa amante de suspenses e thrillers, tenho curiosidade em conhecer!
    Livros que dividem a trama entre os arcos de vários personagens assim têm que ser muito bem escritos pelo autor pra darem certo!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que interessante esse romance policial. Já senti que o leitor fica sem querer parar de ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir