10/07/2019

 

Ela conecta as pessoas através dos livros


Você conhece o projeto Tinder dos Livros? Ele nasceu no Twitter em novembro de 2018, através de um tweet da doutoranda em sociologia, Winnie Bueno. “Eu tuitei que achava mais útil as pessoas brancas doarem livros para pessoas negras do que ficarem se colocando como aliadas da luta racial no Twitter. Várias pessoas se colocaram à disposição para doar e assim eu comecei a distribuir os pedidos”, contou Winnie. 

O processo é simples, a pessoa que precisa de um livro entra em contato com a Winnie através do inbox, faz o pedido e deixa o seu endereço de entrega. A Winnie envia a solicitação para alguém que se colocou disponível para doar, o doador compra o livro e manda entregar no endereço da pessoa que solicitou. Não há um número exato de participantes do projeto, as vezes tem mais pedidos que doadores e vice-versa. 

Os livros são ferramentas essenciais para a formação de uma pessoa, e não é preciso de um estudo para chegar nessa conclusão, basta começar a ler. Através da leitura conhecemos novos mundos, culturas, refletimos e começamos a ter senso crítico, além de ganhar a habilidade de escrever e falar melhor. “Conhecimento e leitura são ferramentas de emancipação, as pessoas são capazes de articular suas próprias narrativas e se autodefinem a partir do conhecimento. O impacto é enorme. A leitura salva vidas”, declara Winnie. 

É uma fórmula simples, não é? Mas mesmo assim muita gente não lê o tanto que deveria. Em uma matéria da revista Superinteressante, é dito que o problema é antigo, pois muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. A educação e a leitura de livros nunca foi prioridade de investimento e hoje nós colhemos toda essa falta de estrutura. 

Felizmente ainda há quem faz de tudo para que a educação se espalhe. A Winnie sempre gostou de livros e sempre teve o acesso, isso a auxiliou a entender melhor a sociedade e as injustiças. “Ler também me acolheu em momentos de dor e me ajudou a ter uma melhor escrita, me ajudou na vida pessoal e profissional. Saber de tudo isso influenciou muito na iniciativa porque sei que livros também podem impactar a vida de outras pessoas”, explica Winnie. 

E esse impacto chegou até a Gabriela Rodrigues Paiva, de São Luís (MA), para ela a literatura serve como um instrumento de convívio social, comunicação e cultura. "O Tinder dos Livros é importante para unir toda comunidade negra e levar conhecimento", pontua Gabriela que recebeu o livro Feminismo em comum: para todas, todes e todos, de Marcia Tiburi. “Gostaria muito que a Winnie soubesse o quanto ela incentiva e ajuda no aprendizado de cada um que já participou do projeto, tanto os negros quanto os brancos, todos”, finaliza.

Como a própria Winnie já declarou, O Tinder dos Livros é uma iniciativa de compartilhamento de conhecimento, e foi através desses compartilhamentos que eu conheci este projeto. Como mulher negra que ama livros e tem um blog como ferramenta de comunicação, não posso deixar de ajudar a espalhar estas ações. Então, se você é uma pessoa negra que precisa de um livro ou quer doar um livro, entre em contato com a Winnie no Twitter: @winniebueno, em seu perfil está fixado como funciona o Tinder. Há planos para deixar tudo ainda mais acessível através de um aplicativo, mas enquanto isso não acontece, vamos espalhar conhecimento em nossas redes.


Mais sobre Winnie:
Instagram: @fiercewinnie
Twitter: @winniebueno
Medium: @winniebueno
Palestra no TEDxLaçador: https://youtu.be/prV5qJX6UBU





Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

10 comentários:

  1. Esse projeto incrível está ajudando muita gente, com certeza! Iniciativas assim é que mudam o mundo, pelo menos um pouquinho ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna! Eu amei demais o projeto ♥ Acho a leitura um hábito indispensável e é realmente triste que ainda hoje, muitos não o tem :(
    Achei muito legal você ter compartilhado o projeto com a gente aqui no blog! Espero que ele se expanda cada vez mais ♥

    Beijos!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Uau, que iniciativa incrível, é uma forma de trazer mais conhecimento, aumentar nosso ciclo de amizades com pessoas que tem gostos parecidos com os nossos. Enfim, incrível, apenas isso.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a inciativa dela, sem contar que os livros são portas para um universo maravilhoso!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que projeto bacana!
    Não conhecia!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bruna.
    Não conhecia o projeto ainda e achei bem bacana a iniciativa. Eu sempre dou os meus livros, mas por aqui mesmo que não preciso pagar frete hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna

    Curiosamente eu vi uma publicação sobre esse "Tinder de Livros" esses dias no Facebook. É uma ideia incrível e torço para que cresça a cada dia mais! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,

    Achei muito bacana o projeto. Infelizmente não temos tantos projetos assim,então é sempre bom participar e compartilhar quando vemos um.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Que iniciativa incrível, ainda não conhecia esse projeto e achei super necessário
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna!
    Que iniciativa incrível, super apoio!
    Realmente seria mais fácil se houvesse um app...
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir