05/06/2019

 

Livros que transformam, ensinam e encantam


Além de entreter, os livros tem o incrível poder de moldar e amadurecer seus leitores. Se você lê desde a adolescência, vai conseguir sentir a diferença quando se comparar a uma pessoa não leitora. Esse exemplo eu tiro de mim, o hábito de ler veio com os meus 14 anos e depois disso a minha vida, a minha capacidade de raciocínio e escolhas melhoraram de forma significativa. 

Neste post, eu quero fazer três indicações de livros infantojuvenis que certamente vão fazer a diferença na vida de qualquer pessoa, principalmente na faixa dos 12 aos 17 anos. Mas independentemente da idade, se você ainda não leu nenhum destes eu espero que tenha a oportunidade de se apaixonar por essas histórias. Elas alimentaram a minha criatividade e me fizeram acreditar que sempre há magia no mundo, mesmo que tudo pareça tão difícil. Aliás, coincidentemente, os três livros a seguir tem magia envolvida em suas narrativas.

1 - Ponte para Terabítia, de Katherine Paterson
Este livro conta a história de Jess, um garoto que sonha em ser o campeão de corrida da escola. Ele e sua família moram em uma propriedade rural, e é lá que ele treina durante todo o verão, acordando toda manhã para se dedicar ao seu esporte favorito.

Tudo está indo bem, quando de repente chega na escola uma aluna nova e que ainda vencerá Jess e Gary (rival de Jess) na corrida. O garoto não se conforma e fica corroendo uma raiva e uma insatisfação dentro de si. Mas Leslie, a aluna nova, não se afastará de Jess, pelo contrário, nascerá uma grande amizade no meio dessa "rivalidade". Jess e Leslie se tornarão grandes amigos e juntos vão construir Terabítia, usando uma parte inexplorada de um bosque perto de suas casas. 

Eu estava na escola quando comecei a ler esse livro e finalizei numa noite chuvosa, coincidindo com o clima das últimas páginas da história. Foi um livro que me marcou bastante por não ter ideia do que aconteceria no final. Fui pega de surpresa. Ponte para Terabítia me fez rir, chorar e acreditar que a amizade verdadeira é capaz de realizar coisas incríveis


2 - Coração de Tinta, de Cornelia Funke
Este livro conta a história de Mortimer, um ótimo restaurador de livros, que teve a infelicidade de ter em mãos um livro chamado Coração de Tinta. Mortimer cultivava um amor imenso pela literatura, mas o estranho era que ele nunca lia para sua filha Meggie.

Em uma noite chuvosa os dois receberam a visita de um homem chamado Dedo Empoeirado, sem entender o que estava acontecendo, Meggie apenas obedece seu pai e se prepara para se mudar. Depois dessa visita tudo começa a ficar estranho para a menina, mas o que ela não sabia era que seu pai tinha o incrível dom de trazer para vida real os personagens de qualquer livro que ele pudesse ler (por isso Mortimer nunca lia para sua filha) e Dedo Empoeirado era um desses personagens. E por que eles sempre estavam se mudando? Mortimer fugia de um dos personagens do livro Coração de Tinta, que ele mesmo tinha trago para vida real, o temido se chamava Capricórnio e estava sempre atrás de Mortimer para pegar o livro de volta.

Coração de Tinta é um livro que só de pensar já me traz a sensação de um dia frio e um cafezinho, pois foi durante o inverno que comecei a lê-lo. Assim como Ponte para Terabítia, eu o peguei emprestado na biblioteca da escola e lia sempre que chegava em casa depois da aula. Um livro cheio de magia e amor. Através dele eu desenvolvi a minha criatividade e fui incentivada a devorar mais e mais livros. A escrita de Cornelia Funke é tão maravilhosa que ela coloca em você uma vontade grande de ser um bookaholic.


3 - O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
O avião de um piloto sofre uma pane e cai sobre o Saara. Sozinho e sem muitas opções, se vê obrigado a começar o conserto por si só, caso contrário, morreria de sede. Após uma noite dormindo no deserto, eis que surge um menino, o pequeno príncipe, despertando-o com uma doce voz. Para início de conversa, tudo que ele quer é que o piloto faça alguns desenhos e explique alguns dos seus diversos questionamentos. A partir daí, começamos a entender melhor a origem dessa criança tão intrigante e curiosa. 

Este livro eu li já na fase adulta, considero um desperdício todo o tempo que fiquei sem ler O Pequeno Príncipe. Antes de qualquer coisa, eu aprendi que cativar é um lance importante na vida e que o amor tem que ser maior que todos os defeitos existentes nesse mundo. Indique esse livro para qualquer pessoa que você conheça, acredito que todo mundo deveria conhecer essa história.


Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

11 comentários:

  1. Oi
    acredita que ainda não li nenhum desses, minha mãe acabou dando o pequeno príncipe antes de ler, agora preciso comprar e ler está na minha listinha. Coração de Tinta é um livro que já vi falarem muito bem e tenho uma curiosidade para ler ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Meu primeiro contato com a leitura foi aos 8 anos de idade e desde então não parei mais! Estou na faixa etária citada na postagem (tenho 17 haha) então já vou salvar esses livros pra ler depois! Já li O Pequeno Príncipe há muitos anos e sempre fui louca para ler Coração de Tinta depois de ver o filme, mas na biblioteca que eu vou não tem o primeiro então terei de comprar :(
    Já Ponte Para Terabítia nunca li, mas também amo o filme ♥
    Amei a postagem!

    Beijos!
    Estante Bibliográfica > blog novo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna.
    Os livros sempre mudam nossa foma de ver o mundo. Eu só assisti o filme dos dois primeiros, mas tenho vontade de ler. Já O Pequeno Príncipe eu acredito que funcione mais com adultos do que co crianças porque cada frase é um tapa na cara pelo adulto que nos tornamos e pela criança que deixamos de ser.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a trilogia do Mundo de Tinta, mas ainda não comecei a ler. Quero muito!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,

    Tem livros que nos mudam completamente assim que terminamos a leitura e essa é uma das coisas mais gostosas de ler.
    Coração de Tinta está na minha lista há um tempão. Preciso ler logo.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Esses livros são incríveis, eu amo em como são livros mais juvenis e passam mensagens fortes.
    Sempre choro com Ponte para Terabítia
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bru!
    Os dois eu só assisti a adaptação mesmo. Ponte para Terabítia me faz sofrer até hoje!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna

    Só assisti a adaptação de Ponte Para Terabitia e chorei igual a uma condenada no cinema.
    Eu também li O Pequeno Príncipe apenas depois de adulta e acho que o livro é feito para adultos, não para crianças. Dá para uma criança ler, mas as mensagens nele continha são direcionadas a nós sem sombra de dúvidas.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna,
    Eu deveria ter lido 'O Pequeno Príncipe' mais nova, porque não me prendeu tanto ler depois de adulta, por mais que todos elogiem demais.
    Agora, Coração de Tinta é um dos que quero ler, porque é um dos meus filmes favoritos.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É louco pensar em como o hábito da leitura pode mudar alguém, né? Eu não leio mais tanto quando lia nos meus 15/16 anos, mas comparar a Gabriela antes dos livros e a de depois é muito doido hahah as coisas que a leitura nos ensina são maravilhosas, sem contar que o meu amor por escrita partiu daí. Agora, dos três livros que tu indicou, eu não li nenhum, acredita? Fiquei curiosa com os dois primeiros. Já Pequeno Príncipe é complicado pra mim, eu criei um certo ranço dele de tanto que falam HAHAHA mas quem sabe um dia, né não? Espero morder a língua quanto à ele também!

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu acho que sou a única pessoa que nunca leu O Pequeno Príncipe, de verdade. Todo mundo fala desse livro e eu nunca li. Ponte para Terabítia é incrível e eu gostei bastante da leitura de Coração de Tinta.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir