É surpreendente como é formado um hype, e como isso pode controlar toda a expectativa em cima de um filme antes mesmo de ser lançado. Quando saiu o primeiro teaser de Aladdin, houveram enormes críticas negativas acerca do aparência do Gênio (interpretado por Will Smith). Brevemente após o lançamento do trailer completo a aceitação ficou maior, mas ainda rendendo muito burburinho a respeito. Felizmente, a surpresa foi excelente logo após a primeira aparição dele no filme! A Disney quase nunca erra em efeitos especiais, ainda mais com um nome de peso estrelando um dos papéis mais chamativos.
Aladdin (Mena Massoud), como no desenho, é um menino pobre que necessita furtar para sobreviver. Por mais que tenha que furtar alguns alimentos e pequenos artefatos junto com o seu fiel escudeiro, macaco Abu, ele o faz sem maldade. Isso fica evidente ao ajudar a Princesa Jasmine (Naomi Scott) logo no início do filme. Reforçado pela necessidade de "sair" do ambiente atual, o casal é formado com a impossibilidade de dois extremos: A princesa e o plebeu. Após ser pego ao entrar ilegalmente no castelo para ver Jasmine, Aladdin é forçado por Ja'far (Marwan Kenzari) a buscar a lâmpada mágica. Bem, creio que a maioria de nós que crescemos num mundo de Rei Leão conhecemos bem a história, não é mesmo? Os detalhes vocês mesmos lembram, depois que o Gênio aparece a trama é bem humorada e magicamente contada. Aí que está a belíssima surpresa.
Efeitos Visuais
O trabalho de computação gráfica que podemos presenciar nos filmes atuais está possibilitando essa chuva de live actions que estamos vivendo. Dumbo, Aladdin, Rei leão; todos tomando sua forma real com animais perfeitamente criados em computador. Por mais que seu olho seja treinado (não é meu caso, mas tento), é muito difícil perceber diferenças entre um macaco real e o Abu, por exemplo. Eu repito isso aos meus amigos com frequência: Estamos vivendo uma excelente era de filmes muito bem feitos por CGI, e o futuro reserva cada vez mais a perfeição.
As cenas que o Gênio está envolvido, principalmente quando ele não está em sua forma "humana", são tão mágicas quanto no desenho. Em especial, a chegada do Aladdin como o "Príncipe Ali" é um verdadeiro carnaval MUITO BEM COREOGRAFADO e cheio de efeitos que aparentam ser reais feitos em computador (muita chuva de papel picado, animais exóticos, roupas coloridas, ouro, prata, pós coloridos). Para mim, é o melhor momento do filme. Logo adiante no climax, quando Ja'far toma todo o poder existente do mundo para ele, não há como a "animação" não fugir da realidade, mas isso é totalmente justificado visto que o personagem é um feiticeiro. O tapete mágico que também está presente (e que fica evidente ter uma alma infantil) é muito realista, por mais que o mesmo voe e carregue pessoas em suas costas. O Reino em que o filme se passa também é detalhadamente construído, as ruas e vielas com o tradicional estilo árabe antigo. Todos esses detalhes entram em um "padrão Disney de qualidade" que já é esperado em todo filme assinado por ela.
Trilha Sonora
Deixando de lado os primorosos efeitos visuais, a história do Aladdin é a mesma, com os mesmos ganchos que nos prendem à trama. Saber se Ja'far vai se safar (perdão pelo trocadalho rs), e se Jasmine perdoará Aladdin pelos meios que os aproximaram, e se o gênio vai ou não ser liberto. Em meio a tudo isso, as músicas que foram re-gravadas com uma pitada de hip-hop salientando o fato de que o personagem do Gênio é vivido por Will Smith, um ator negro e de forte influência, para mim é significado de representatividade e energia. Dá vontade de sair dançando junto com o Gênio em determinadas coreografias, como por exemplo na cena em que ele demonstra ao Aladdin o jeito que funciona os pedidos dos três desejos.
Versão dublada
O filme é composto de muitos momentos musicais, com músicas completamente coreografadas e cantadas, que a Disney tem o cuidadoso e belíssimo trabalho em criar versões locais para estas partes, obrigatoriamente com os mesmos atores que dublam os personagens. Eu assisti a versão dublada no cinema e não me arrependi em nenhum momento. É essa versão que eu vou comprar quando sair o blu-ray, pois é um trabalho incrível que necessita ser evidenciado cada vez mais. Parabéns ao estúdio TV Group Digital e ao diretor Thiago Longo! Pesquisando sobre o elenco da dublagem, O Aladdin é dublado por Daniel Garcia (Glória Groove); o Gênio é dublado por Márcio Simões, a mesma voz do Gênio das animações e que também já fez a voz de Will Smith em outros filmes como em "A procura da Felicidade". Jasmine foi dublada por Lara Suleiman conhecida por diversas peças musicais e Ja'Far é dublado por Marcelo Campos, a mesma voz de Traunks de Dragon Ball e Yugi de Yugi-oh.
Resumo
A Disney nunca está para brincadeira, e Aladdin 2019 é um filme extremamente vibrante, daqueles que dá vontade de abraçar. Um filme para toda a família, pois os jovens e adultos de 20, 30, 40 anos também pegaram a época do lançamento do filme em desenho; e as crianças necessitam da mensagem de que a busca incessante pelo poder é sempre o pior caminho a ser escolhido.
QUE FILME! Este é daqueles que dá vontade de assistir de novo no cinema.
Fabrício Lopes
Instagram: @Fabrsim
Oi Fabrício, tudo bem? Eu também gostei bastante!! Nostálgico e ainda acrescenta detalhes ao original!! Muito bom!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Disney não falha nunca, né? Estou amando essas novas versões dos clássicos deles, ainda não fui ver esse filme, mas quero!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Olá, Fabrício.
ResponderExcluirEu não assisti ainda mas já sei que vou gostar porque só estou vendo elogios ao filme. Eu gosto muito do Will e acho que ele fez um bom trabalho. Não sabia que os animais eram feitos no computador hehe.
Prefácio
Estou bem ansiosa para assistir esse filme, parece estar tão maravilhoso
ResponderExcluirbeijos
http://www.dearlytay.com.br
Eu assisti a versão legendada. Adorei tudo. Só achei que o personagem do Aladin foi meio fraco na atuação. De resto, adorei!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Olá!
ResponderExcluirNão consegui ver ainda, queriaaa *-* ♥
Adoro Aladdin, deve estar maravilhoso mesmo o filme! Trilha sonora, Will Smith... aaa ♥
Bjs
A Colecionadora de Histórias - Blog
Oi, Fabricio!
ResponderExcluirEu ainda não assisti o filme, mas só vejo elogios. Fiquei bem ansiosa.
Beijos
Balaio de Babados