20/05/2019

 

Crítica Comum: Em defesa das opiniões normais


Vamos imaginar uma situação hipotética baseada em fatos da minha realidade: Você assistiu um trailer que te deixou muito empolgado para ver o filme. Em seguida, entrou em vários portais buscando informações sobre o lançamento e curiosidades sobre a produção, atores, cenários. Há uma boa expectativa, tanto da mídia tradicional quanto sua e dos seus amigos, e... BUM! O filme é lançado. Todos os veículos de maior destaque recebem convites para assistir o filme uma semana antes do lançamento, e aí vem o balde de água fria: A crítica.

É quase inexistente uma crítica de um site ou jornal especializado que seja exatamente aquilo que você vivenciou no cinema, e eu vou tentar te explicar o porquê.

Os críticos estão acostumados a assistir os filmes com um olhar técnico, e em quase todas as vezes o coração é deixado de lado. Aparentemente a busca é incessante por notar "roteiros furados" ou "erros de computação gráfica" que um simples filme com o objetivo de entreter acaba se tornando uma frustração para você. Você entra na sala do cinema sem intenção nenhuma, já que não se aguentou e leu a crítica (com ou sem spoilers) dizendo que o filme que você tanto esperou possivelmente é ruim.

Agora eu te questiono: O filme realmente foi ruim como a crítica disse?


Você gostou do filme! Isso não é ótimo? Mas espera um pouco, a maioria dos sites estão falando o contrário. "Faltou um desfecho, faltou um arco que fosse mais intenso no desenvolvimento dos personagens". E agora? Devo aceitar isso ou defender que o filme que eu assisti é bom sim e vale a pena? Que dúvida cruel! 

Cansado desta patifaria gratuita e ordinária que acontece em todo lançamento, eu resolvi escrever críticas comuns dos filmes que eu assisto. Eu vou ao cinema por diversão, e se eu compro ingresso no início da pré-venda de um filme que eu estou esperando muito para assisti-lo na pré-estreia, não é apenas para escrever o mais rápido possível a minha ~crítica cinematográfica super técnica e cheias de pontos negativos~ mas sim para simplesmente dizer se o filme vale a pena.

Sabemos que existem filmes que não valem o valor da meia entrada paga no cinema, e há filmes que não valem nem o esforço da procura por um torrent em rmvb. Também existem filmes que ficariam bons se fossem transmitidos apenas numa "sessão da tarde" da vida, porém há aquelas produções tão boas que valem a pena assistir novamente em Blu-Ray 4K UHD com o home theater no talo e filmes tão bons que é quase obrigação ir novamente no cinema para assisti-lo enquanto esta verdadeira obra prima está em cartaz.

Então, as poucas "críticas" que foram escritas neste blog por mim eu renomeei para "Crítica Comum", o que fica mais fácil de procurar, e atribuí uma nota em uma escala de 1 a 5 baseada no parágrafo anterior.




LIXO! Este filme é tão ruim que não merece NENHUMA atenção.




RUIM DEMAIS! Esse filme não vale um torrent em .3gp 144p.



DE MAL A PIOR!  Vale uma meia entrada no dia mais barato do cinema e olhe lá.



BOM FILME! Se um dia passar na TV e eu estiver de bobeira, assistirei novamente.



EXCELENTE! Vale a pena gastar internet para assistir novamente em boa qualidade.



QUE FILME! Este é daqueles que dá  vontade de assistir de novo no cinema. 



ESTRELA DE HONRA! Este filme é tão bom, é tão épico que dificilmente será superado.



A vida é assim, só é complicada se nós quisermos. Então são 5 simples notas que pretendo dar para as críticas a partir de agora. Textos simples, escritos por uma pessoa NORMAL assim como você. É como conversar com o seu amigo (...) "e aí, você gostou ou não desse filme?" Nossa voz é tão importante quanto qualquer especialista em cinéfilo recheado de preceitos. 


Fabrício Lopes
Instagram: @Fabrsim

6 comentários:

  1. Oi
    eu prefiro ler as criticas não especializadas dos blogueiros, do que ver a especializada, pois já gostei de tanto filme que a critica odiou, e pode ser que esses criticos acabem pegando um pouco de birra de direto/ator e acabar não sendo verdadeiro a respeito do filme assistido;

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Denise! Eu sinto falta de gente normal falando para pessoas normais! Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Existe o grande problema em se importar com isso. Ainda hoje me pergunto porque as pessoas se importam com a crítica, você leu um livro, assistiu um filme e gostou pronto! Não que apenas sua opinião importe, mas você gostou, porque pra você a crítica de outra pessoa deve interferir no modo que sente naquela experiência ou naquela arte. Simplesmente não deve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho que o problema é justamente a relevância que os portais especializados têm, e muita gente segue à risca tudo o que eles falam. Muitos filmes que já ouvi falarem "é um lixo" e eu achei bom... Um exemplo é Batman vs Superman.

      Excluir
  4. Olá, Fabrício.
    Tanto em filmes como em livros eu julgo pelo meu gosto, pelo que senti lendo ou assistindo. E gosto cada um tem o seu. Já cansei de amar um filme e ver notas baixas para ele ou o contrário. E críticas especializadas eu nem leio mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fabrício!
    Como muitos falaram aqui.. se eu vi o trailer e gostei do filme, com certeza irei assistir não importando as opiniões.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir