Resenha: O mundo mudou... bem na minha vez!

Foto: Fabrício Lopes

Título: O mundo mudou... bem na minha vez!
Autora: Dado Schneider
Editora Integrare
Páginas: 144

Sinopse: Em seu primeiro livro, 'O mundo mudou... bem na minha vez!', o autor desafia os padrões e traz ideias arejadas acerca de relacionamentos pessoais e profissionais, de relações entre consumidores e empresas, das diferenças e conflitos entre gerações e de etiqueta no trabalho. Lança luz sobre estratégias de venda e marketing, motivação, liderança e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Avalia que 'pela primeira vez na história da humanidade há um volume brutal de conhecimento, que é repassado, com intensa velocidade, da geração mais nova para a mais velha'. De acordo com o autor 'o livro é uma tentativa de trazer o maior número possível de pessoas para o século XXI'. Schneider explica sua tese dizendo que 'as inúmeras oportunidades do nosso tempo só serão aproveitadas por aqueles que se desapegarem da maneira de pensar e agir do século XX'.

Resenha: "O mundo mudou... bem na minha vez!" é fácil de ler e entender, mas as questões não são simples. Dado Schneider escreveu, em formato de posts e parágrafos curtos, tudo o que uma pessoa precisa saber para crescer profissionalmente. Ficou claro que o público alvo do livro era o vendedor, ou o famoso marketeiro, mas diversos exemplos e lições serviriam facilmente para qualquer área profissional. 

Durante a leitura temos a plena certeza de que as pessoas que se destacam são as que fazem diferente, e quando eu falo diferente, eu digo melhor. O escritor faz comparações interessantes do passado e do presente, explica sobre a Geração Silenciosa, Baby Boomer, X, Y e Z. Parte fundamental para entender as transformações. 

Ser mais velho não é mais sinal de plena sabedoria, antes os jovens buscavam aprender com os mais velhos e experientes, mas com o avanço rápido da tecnologia o mundo segue ao contrário. 

"Talvez, a geração Y sinta-se mais velha antes mesmo da sua meia-idade. É um paradoxo, mas isso será obra da Geração Z, que virá atropelando a todos". Página 31.

O mundo mudou... O nosso dia a dia não é o mesmo de cinco anos atrás. A tecnologia e a sociedade estão em constante transformação e nós precisamos acompanhar, ou ficaremos para trás. É interessante mencionar que o autor enfatiza o fato das coisas se desatualizarem com muita facilidade atualmente, o livro foi lançado em 2013 e apesar da mensagem servir para os dias de hoje em muitos pontos, o mundo já mudou... Bem na minha vez de ler o livro. Mas sem lamentações, o importante é usar o que temos para inovar o futuro. 

"Mudar é aceitar o novo. Para isso, é preciso estar aberto ao novo, para que ele não nos choque e nos renove. Mudar é conhecer o novo". Página 38.

Segundo o autor, o marketing é muito mais do que vender, é provocar o cliente a comprar novamente. Eu não trabalho diretamente com isso, mas é muito fácil fazer um paralelo com a minha vida. Exemplo: se eu me dedico em um blog, eu preciso estar sempre inovando no conteúdo e na forma como recebo as pessoas, para que elas voltem a consumir o que eu produzo. Se eu escrevo para um jornal, meu texto precisa estar bem escrito e atual para que tenha credibilidade perante os leitores. Para isso, é preciso pensar como líder, agir como líder e ser um líder, pois estamos em uma constante busca por adesão. Busque conquistar as pessoas. 

"Adesão pressupõe admiração, pois ninguém adere ao que não admira. Baseada nisso, toda liderança, hoje, deve buscar adesão – e não a antiga coação". Página 80.

Quando estiver procurando por uma leitura leve e sem compromisso, indico esta obra. Dado Schneider mostrou que é possível acompanhar as transformações. Estude, analise e esteja aberto para receber as novidades. O mundo muda o tempo todo.

Bruna Domingos
Instagram: @brunadominngos

7 comentários:

  1. Impossível ler sua resenha e não ler esse livro, você escreve tão bem! Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Uau! Quero muito esse livro!! Tava indo em uma caravana com amigos e um deles falou durante muito tempo sobre a importância de estudar marketing. E desde aquele dia venho procurar saber mais, é muito interessante. Não é tudo sobre o produto, é sobre você mesmo também. Gostei bastante da sua resenha!

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna

    Apesar de ter achado a ideia do livro muito interesse eu acho que não leria por preferir ler ficção. Acho que o mundo muda todo dia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal!
    É um tipo de leitura que não leio, PORÉM CONTUDO TODAVIA ENTRETANTO NO ENTANTO
    achei muito interessante e acho que pode agregar bastante hein?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Oi
    parece ser uma leitura boa, ainda mais para eu que sou formada eu marketing.
    não tinha conhecimento do livro e que bom que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bru, queria tanto te abraçar fortão! Que resenha mais linda! Sou apaixonada por obras/palestras que abordam temáticas voltadas para discussões sobre liderança e empreendedorismo... e sensacional ter a mistura disso com discussões sobre o presente e o futuro de tamanhas mudanças entre gerações. Adorei!

    semquases.com

    ResponderExcluir