19/08/2018

 

Megatubarão - Vale a pena assistir nos cinemas?



Sucesso de bilheterias no Brasil e no mundo, o filme Megatubarão estreou no dia 09 de agosto. No seu primeiro final de semana acumulou mais de 400 mil expectadores nos cinemas nacionais, e a pergunta para quem ainda não assistiu é: vale a pena? Pude assistir o longa no dia 16 e a resposta segue o resultado da bilheteria: sim! Vale a pena, e resumidamente é um belo filme sessão da tarde de ação com uma pitada de suspense. A história fictícia, não muito fantasiosa, não torna o filme "impossível de existir" e o fato de um Megalodonte poder apavorar os humanos nos dias atuais é um chamariz e tanto. 

Jason Statham interpreta Jonas, um soldado capacitado para missões subaquáticas que em um incidente misterioso ao explorar o fundo da Fossa Das Marianas, salva parte da sua tripulação de um ataque que culminou na explosão de um submarino nuclear. Culpado pela morte do resto do grupo, ele é afastado da sua função, mas cinco anos depois é novamente integrado às pressas numa missão de resgate de outro submarino que explorava a mesma região. 

Claramente, de alguma forma, o megalodonte sai das profundezas do oceano e começa a trajetória para aniquilar o problema. Alguns personagens morrem e o perigo é iminente o tempo todo, mas o filme não dá aquele desespero de que não há solução para o problema. A sensação é de que o Vin Diesel, digo, Jason (rsrs) sempre vai ter uma solução na manga para pular na água e correr atrás da pessoa que está em apuros. E é o que acontece, o que deixa o filme tranquilo e satisfatório de assistir. 

O filme tem os mesmos princípios da tão conhecida e popular série de filmes Velozes e Furiosos:
  • Uma situação grave ou problema a resolver;
  • Protagonistas com problemas de relacionamento;
  • Alguém tentando tirar vantagem;
  • Algumas cenas improváveis que nunca acontecerão na realidade;
  • Tentativa de humor forçado com coadjuvantes carismáticos;
  • Timming correto entre as cenas de ação e as de contextualização;
  • Final feliz.

Chama a atenção a presença dos atores orientais quase que dividindo o tempo todo a tela com Jason: Bingbing Li interpretando Suyin e Winston Chao interpretando o Doutor Minway. Além disso, como coadjuvante está presente Ruby Rose, a próxima atriz a interpretar a Batgirl nas telenonas. 

Um filme classificação 14 anos devido ao teor das mortes causadas pelo megalodonte. Não exibe nenhuma cena de nudez ou sexualização da mulher ou do homem, mesmo com um cenário aquático/praias. Mérito!

Este filme se enquadra na classificação "se tiver passando na TV eu vou assistir porque é legal", ou então na classificação "vale a pena comprar o Blu-ray". Assisti porque um amigo me convidou e eu não estava fazendo nada no momento, mas não é um filme que eu compraria a pré-estreia, por exemplo. Ainda assim, vale a pena! 


Fabrício Lopes
Instagram: @Fabrsim

5 comentários:

  1. Oie,
    O nome desse filme passou várias vezes na minha frente e eu não tinha parado para ler ainda. Não sabia nem que era com o Jason. Gosto bastante desse tipo de filme e gostei da premissa. Vou tentar assistir em breve.
    Beeeijooo!!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazy! Eu acho um filme bacana, mas também é aquele tipo de filme que dá pra esperar sair em DVD ao invés de ir no cinema. Mas se tiver tempo e disposição vale sim a ida ao cinema! Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Olá, Fabrício.
    Eu morro de medo, mas insisto em assistir hehe. Mas vou esperar para assistir em casa porque já estou imaginando o som do cinema e vou me borrar de medo só de ouvir hehe. Não sabia que era com o Jason, está bem fora da área dele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Que assustadorrrrrrrr :O
    Não conhecia, mas já estou super de cara interessada em assistir :)
    Valeu pelo post.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  4. Oi
    não é muito um tipo de filme que curto, então acho que não assistiria, que bom que gostou apesar da história parecer um pouco previsível.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir